Dr Marcelo Leão

Bruxismo

O bruxismo, também conhecido como ranger de dentes noturno, é o termo médico utilizado para aquelas pessoas que apertam ou rangem os dentes enquanto dorme.

Trata-se de um distúrbio de movimento que ocorre durante o sono, em que é uma condição comum – pesquisas estimam que 8% dos adultos rangem seus dentes à noite e mais de um terço dos pais relatam sintomas de bruxismo em seus filhos.

O bruxismo é prejudicial?

O bruxismo ocasional pode não ser prejudicial, mas quando ocorre regularmente, pode estar associado a danos dentários moderados a graves, como dores faciais e distúrbios do sono.

Quais são as causas?

Embora as causas sejam desconhecidas, um estudo relaciona fatores como ansiedade, estresse, consumo de álcool, tabagismo, cafeína, apneia do sono, ronco e fadiga.

É importante ressaltar que fatores psiquiátricos ou psicológicos não desempenham um papel na maioria dos casos.

O uso de certos medicamentos, incluindo anfetaminas, também está associado a episódios de bruxismo.

A apneia do sono também pode estar relacionada, e evidências sugerem que o tratamento da apneia do sono pode ajudar a aliviar o bruxismo do sono.

Pessoas que sofrem com o distúrbio também podem sofrer dores de cabeça, dores de ouvido, dor no maxilar, distúrbios da articulação da mandíbula e dentes danificados.

Também pode estar ligado a outras condições médicas e ter impacto na qualidade de vida.

Muitas vezes, minimizar o estresse pode aliviar sintomas do bruxismo do sono entre os adultos.

Nas crianças, os sintomas desaparecem por conta própria, com seu crescimento.

Existe tratamento?

Não procure por um dentista sem antes passar por uma consulta com o médico especialista em distúrbios do sono!

Se você sentir que pode sofrer de bruxismo durante o sono, converse com um médico especialista em distúrbios do sono, em que será direcionado tratamento adequado.

Sair da versão mobile