CPAP é um excelente tratamento para a apneia do sono em que evita a obstrução das vias nasais e previne os riscos causados pelo distúrbio, especialmente às paradas respiratórias que podem refletir em problemas cardíacos durante o sono.
As máquinas de CPAP fornecem alívio para muitas pessoas com distúrbios graves de ronco e apneia.
Ao receber o aparelho para seu tratamento, o médico especialista em distúrbios do sono irá lhe orientar sobre como usar o aparelho para obter máxima eficácia.
Recomendamos agendar consultas regulares para avaliar as respostas de seu tratamento com o CPAP.
Alguns aparelhos possuem dispositivos que salvam automaticamente os dados de seu tratamento, em que são compartilhados com seu médico para determinar se a máquina está corretamente configurada com o tratamento recomendado.
Cuidados com o CPAP
Para total aproveitamento do aparelho, é necessário ter o cuidado e manutenção adequados. O uso de água destilada evita qualquer acúmulo de minerais naturais que podem ser encontrados na água da torneira.
Você pode fazer a limpeza do CPAP de diversas maneiras mas, antes, é importante que leia as instruções de limpeza do fabricante.
A máscara pode ser lavada diariamente ou após a cada uso. O arnês pode ser lavado semanalmente ou quinzenalmente. Para limpar as peças, mergulhe-as em uma solução de vinagre branco (use uma parte de vinagre para tês partes de água morna) e deixe-as secar no ar.
A câmara do umidificador do CPAP deve ser lavada diariamente. Para limpá-lo, esvazie a câmara e esfregue-a suavemente com um pano macio, sabão neutro e água morna.
Alternativamente, você pode usar a solução de vinagre para embeber a câmara, pois a acidez é ótima para remover o acúmulo de bactérias. Só não se esqueça de enxaguar bem depois.
Limpe e substitua os filtros com base nas instruções do fabricante. A tubulação da máquina também deve ser limpa pelo menos uma vez por semana.
Para lavar essas peças, use água morna e detergente neutro. Há também escovas de limpeza que são projetadas especificamente para as necessidades de limpar os equipamentos e acessórios do CPAP, em que você pode encontrar on-line ou comprar em lojas de suprimentos médicos.
Outras alternativas para a apneia
Dependendo do distúrbio respiratório do sono, se for um caso leve, placas orais para ronco podem ser prescritas, mas elas não são eficazes para todos pacientes com apneia obstrutiva do sono.
Recomenda-se a perda de peso aos pacientes que encontram-se com sobrepeso, isto pode eliminar ou melhorar significativamente a respiração do indivíduo durante o sono.
Entretanto, pessoas que não estão acima do peso também podem sofrer com apneia do sono.
A maioria dos pacientes que utilizam o CPAP encontram alívio imediato aos sintomas e se surpreendem com o aumento de energia durante o dia.
Muitas pessoas que fizeram o tratamento afirmam que o CPAP mudou suas vidas, outros acham a máscara um pouco desconfortável, embora ainda possam controlar a apneia.
Segundo alguns estudos, o processo de adaptação ao tratamento ocorre entre duas a doze semanas.
Você faz uso do CPAP ou acha que é necessário? Converse com o Dr. Marcelo Leão em seu Instagram @omedicodosono e tire todas suas dúvidas sobre o CPAP e sua adaptação.
Agora, se faz tempo que você foi à sua última consulta com um especialista em medicina do sono, envie-nos uma mensagem pelo whatsapp e agende sua consulta com um médico especialista em CPAP.