Dr Marcelo Leão

Polissonografia

Você já ouviu falar no exame do sono? A polissonografia é o exame usado para a investigação de vários distúrbios do sono.

A pessoa deve dormir com sensores fixados na superfície do corpo, de maneira a permitir que a pessoa possa movimentar-se durante o exame, não atrapalhando assim o sono.

O exame é indolor! Não se usam agulhas ou instrumentos semelhantes, ou seja, o exame é não-invasivo e não envolve qualquer risco ao paciente.

Quais registros/sensores são utilizados no exame?

Onde é realizada polissonografia?

O exame pode ser realizado na Clínica Distúrbios do Sono ou no próprio domicílio do paciente, neste caso, chamamos o exame de polissonografia domiciliar.

A polissonografia domiciliar é uma nova tecnologia, já testada e aprovada em diversos estudos internacionais.

Isso traz maior conforto e possibilita a realização do exame também naqueles pacientes que têm dificuldade em dormir no ambiente de laboratório, em condições e horários diferentes ao seu ambiente de sono habitual.

Como faço para agendar o exame?

Geralmente, o exame é agendado por telefone e deve ser programado para a data mais adequada, que poderá ser realizada inclusive aos finais de semana.

No dia do exame, o paciente deverá comparecer ao local no período entre 20:30h às 21:30h (não deverá ocorrer atraso).

Normalmente, o acompanhante não deverá permanecer na Clínica, exceto nos casos de crianças ou pacientes que exijam cuidados especiais.

Quem irá realizar a instalação dos sensores do exame? É seguro?

Os sensores do exame são instalados por técnicos especialistas em polissonografia.

Todos os técnicos de polissonografia da Clínica Distúrbios do Sono são profissionais que possuem vários anos de experiência na instalação dos sensores e realização do exame.

Todos possuem formação especializada com curso ministrado pela UNIFESP, bem como formação em primeiros socorros (BLS).

Os sensores são colocados sobre a pele com o uso de esparadrapos anti-alérgicos (micropore).

O exame é indolor, não necessita de agulhas ou instrumentos semelhantes, por isso, não envolve riscos para o cliente.

Para garantir maior tranquilidade, a Clínica está situada a 100 metros dos Hospitais Sírio Libanês e Nove de Julho, sendo possível a remoção para estes setores de emergência com rapidez e segurança através de ambulância, em caso de necessidade.

Qual o preparo para o exame?

Para realizar o exame de polissonografia, é necessário que você já tenha passado em um especialista em medicina do sono.

Se você tiver dúvidas ou estiver inseguro(a) sobre o exame, faça sua pergunta para o Dr. Marcelo Leão em seu Instagram @omedicodosono, aproveite para segui-lo e acompanhe seus conteúdos sobre medicina do sono.

Sair da versão mobile