ocê dorme e não descansa? Isso é sinal de que seu sono foi superficial e de baixa qualidade.
O sono não restaurador trata-se de uma consequência aos distúrbios do sono, cujo indivíduo não restaura totalmente o sono à noite e sofre de sonolência durante o dia.
Sentir-se energizado pela manhã ao acordar, está relacionado a estar mais satisfeito com o sono que você teve na noite anterior.
É normal sentir-se menos enérgico em certos momentos do dia – em que tirar um cochilo a tarde pode reaquecer seus sentimentos de alerta.
O sono não restaurador reflete em atividades cotidianas, levando a prejuízos no desempenho escolar, profissional, afetivo e social, onde causa déficits cognitivos e aumenta o risco de acidentes.
Apesar de Privação de sono e a síndrome da apneia obstrutiva do sono serem a causa em cerca de 70% dos casos na prática clínica, a sonolência excessiva têm várias outras possíveis causas.
Tratamento do sono não restaurador
O tratamento do sono não restaurador deve ser focado na causa do problema, em que deve-se procurar o auxílio de um médico especialista em distúrbios do sono, para que seja feita uma investigação acerca do que pode estar causando este distúrbio e, assim, serão encaminhados exames específicos que analisam a qualidade de seu sono e são capazes de identificar o que pode estar causando este sono não reparador, refletindo na sonolência ao longo do dia.
As consequências do sono não restaurador podem implicar em seu desempenho cotidiano, por isso, é importante que esteja atento aos sintomas e seus tratamentos.
Caso queira conversar com o Dr. Marcelo Leão, basta segui-lo no Instagram @omedicodosono e envie suas dúvidas por mensagem, aproveite para acompanhar os conteúdos sobre medicina do sono.
Envie-nos uma mensagem no whatsapp e agende sua consulta para receber o tratamento mais adequado para suas noites de sono não restaurador.