placa oral para ronco é uma alternativa para aqueles pacientes que sofrem com graus mais leves de ronco e apneia do sono. Em alguns casos, pode substituir o CPAP em seu tratamento.
O aparelho intrabucal é utilizado na hora de dormir, ele auxilia a manter a mandíbula firmemente avançada, onde estica os tecidos da garganta e deixa o caminho livre para a entrada de ar.
A placa oral para ronco ajuda a manter a boca fechada, em que a mandíbula e a língua ficam projetadas um pouco para frente, assim, evita que a garganta e as vias respiratórias se fechem e o ronco não aconteça.
De antemão, é importante ressaltar que a indicação da placa oral ou outro tratamento para ronco deve ser feita por um médico especialista em sono após o exame físico do nariz e orofaringe, e análise da polissonografia.
Como saber se preciso da placa oral?
Na consulta com o médico do sono, serão avaliadas possíveis causas e gravidade de cada caso indicando o tratamento mais eficaz, seguro e confortável para o paciente, quer seja CPAP, cirurgia ou a placa oral para ronco.
Inicialmente, a placa oral para ronco pode parecer desconfortável, mas se bem indicada, os bons resultados obtidos com seu uso irão auxiliar rapidamente na adaptação.
Nestes casos o uso da placa oral poderá melhorar apenas parcialmente, “mascarando” um pouco o ronco e apneia do sono e você poderá continuar sofrendo os prejuízos e riscos trazidos por estes distúrbios.
“É fácil encontrar aparelhos intrabucais pré-moldados e isto pode ser prejudicial, pois seu tratamento não terá tantos resultados como se a placa fosse moldada de acordo com sua arcada dentária, além de trazer riscos principalmente para a articulação temporo-mandibular (ATM).” – Afirma o Dr. Marcelo Leão, deixando um alerta aos leitores.
Se você receber um dispositivo oral, seu dentista criará um aparelho personalizado que é moldado nos dentes. O especialista ajustará o dispositivo para ajudar a torná-lo o mais confortável possível e ensinará a você a maneira correta de usar e limpar o dispositivo.
Embora aparelhos orais possam não ser tão eficazes quanto o CPAP na redução da apneia ou do ronco, as pessoas tendem a preferir usando um dispositivo dental, e os efeitos colaterais tendem a ser mínimos. Inicialmente, você pode notar que você produz saliva extra ou sentir desconforto nos dentes.
Alguns pacientes chegam à clínica afirmando que a placa oral não foi a solução para seu caso de apneia e/ou ronco, porque consultou-se com o especialista de outra área. Após ser feito exame do sono, foi constatado que o tratamento era para ser encaminha do de outra maneira.
Você tem dúvidas sobre a placa oral para ronco? Converse com o Dr. Marcelo Leão no Instagram @omedicodosono e acompanhe os conteúdos sobre medicina do sono.
Se você sente que a placa oral pode ser um tratamento eficaz ou de que não está alcançando o resultado esperado, envie-nos um whatsapp e agende sua consulta.
AGENDE UMA CONSULTA
Atendimento em horários diferenciados.2ª a 6ª feira - 09h às 21h / Sábado - 10h às 14h
A 200m da Avenida Paulista.
A 500m do Metro Trianon
A 100m do Hospital Sírio Libanês.
Endereço: Centro Médico Peixoto Gomide
R. Peixoto Gomide, 515, conjunto 75
CEP 01409-001. São Paulo-SP
Tel:(11) 2507-5896 / 3774-5896
0 Comentários