O sono de baixa qualidade pode afetar seu sistema imunológico

Quando se trata da saúde, o sono desempenha um papel muito importante! Você sabia que dormir mal pode afetar seu sistema imunológico?
Compartilhar:

E

mbora uma única noite de sono restaurador não irá impedir que você fique doente, pesquisas recentes indicam que dormir mal pode afetar seu sistema imunológico.

Além do desgaste físico e emocional, a privação do sono pode acarretar em outras consequências, podendo deixar o organismo suscetível a um resfriado, por exemplo.

Estudos realizados em laboratório mostraram que a privação parcial do sono contra a Hepatite A reduziu a produção de anticorpos após quatro semanas em que foi feita imunização.

Além deste resultado, outro estudo feito com indivíduos parcialmente privados de sono apresentou prejuízo na produção de anticorpos contra o vírus da influenza, o principal responsável pela gripe. 

Existe uma relação entre o sono e o sistema imunológico

Existe uma interação entre o sono e o sistema imunológico que tem atraído a atenção de estudiosos na última década para avaliar o impacto do sono inadequado sobre a qualidade de vida do indivíduo.

A falta de sono adequado provoca uma redução na produção de imunoglobulina A (IgA) circulante – trata-se de um tipo de anticorpo particularmente importante na proteção do organismo contra a invasão de patógenos, um organismo capaz de produzir doenças infecciosas – o que nos deixa mais suscetível a doenças. 

O sono é regulado por um conjunto de neurotransmissores e hormônios que operam em harmonia para garantir que o organismo do indivíduo e o sistema imunológico sejam bem preservados.

Ainda que existam outros mediadores a desempenhar um papel na atividade do sistema imunológico, a privação do sono é um facilitador para trazer prejuízos para sua saúde.

“Na prática, no consultório é nítida observação da melhora da imunidade naqueles pacientes que passam a dormir melhor. Por vários mecanismos, a produção de anticorpos e a ação das células de defesa se tornam otimizadas quando há uma boa qualidade e quantidade de sono.” – afirma o Dr. Marcelo Leão, especialista em medicina do sono.

As tecnologias podem interferir indiretamente em seu sono

Você já sentiu dificuldades de dormir à noite enquanto tinha alguma luz acesa?

No caso das tecnologias, a luz artificial emitida pelos aparelhos eletrônicos interferem na produção de melatonina à noite. 

Você pode não se dar conta sobre como os aparelhos tecnológicos podem prejudicar na qualidade do seu sono e, consequentemente, em sua saúde.

Estudos constataram que as pessoas do século atual costumam dormir uma hora a menos por noite em comparação às pessoas do século anterior. 

Não dormimos pouco porque precisamos de menos sono, essa é uma consequência da evolução tecnológica e o crescimento das gigantescas “cidades que não dormem”.

Engana-se quem pensa que o período de privação de sono precisa ser longo para causar prejuízos ao seu sistema imunológico.

Quando o indivíduo passa por recorrentes eventos de privação do sono, é possível as chances de você contrair um resfriado sejam maiores.

Você costuma ter insônia e sente que sua imunidade está sempre baixa? Recomendamos que busque por um especialista em medicina do sono.

Caso tenha dúvidas se a qualidade do seu sono está ligado com sua imunidade, siga o Dr. Marcelo Leão em seu Instagram @omedicodosono, envie uma mensagem e aproveite para acompanhar seus conteúdos sobre insônia e imunidade.

Compartilhar:

ARTIGOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


AGENDE UMA CONSULTA

Atendimento em horários diferenciados.
2ª a 6ª feira - 09h às 21h / Sábado - 10h às 14h

Estacionamento com manobrista
A 200m da Avenida Paulista.
A 500m do Metro Trianon
A 100m do Hospital Sírio Libanês.

Endereço: Centro Médico Peixoto Gomide
R. Peixoto Gomide, 515, conjunto 75
CEP 01409-001. São Paulo-SP
Tel:(11) 2507-5896 / 3774-5896