Quais os riscos da insônia?

A idade é indiferente quando se trata de insônia. Jovens e adultos costumam perder uma noite inteira de sono. Você sabe o que isso pode causar a curto e longo prazo em sua saúde?
Compartilhar:

Você já parou para pensar que o excesso de noites mal dormidas podem causar algum impacto em sua saúde? Existem diversos riscos que a insônia pode te causar a curto e a longo prazo.

Aquelas noites não dormidas resultam em um lento acúmulo de dívida de sono que pode afetar sua aparência, sistema imunológico e até a maneira como seu cérebro funciona.

Além da dificuldade em dormir e/ou manter o sono, a insônia – quando aguda, intermitente e crônica – é capaz de desempenhar diversas consequências negativas em sua saúde. Saiba quais são elas:

Falta de foco

O cansaço de uma noite de sono perdida aumenta a probabilidade de você se sentir mais esquecido.

Assim, sua reação é mais lenta e pode resultar em pequenos ou grandes erros – desde o erro de digitação em uma apresentação de trabalho a acidentes de trânsito, por exemplo.

O cansaço torna-se um dos principais sintomas da insônia no dia seguinte, isso faz com que o indivíduo tenha sua atenção prejudicada, resultando na falta de foco.

Para pessoas que exercem trabalhos de alta periculosidade, a falta de atenção é um grave risco causado pela insônia.

Falta de memória

A insônia é capaz de desempenhar algumas consequências em curto prazo, em que a falta de memória é uma delas.

Isso porque quando o indivíduo dorme e atinge o sono REM (Rapid Eye Movement) é exatamente o momento que ocorre o trabalho de fixação da memória. E, em muitos casos de insônia, o paciente sente dificuldades de chegar ao sono REM.

Além disso, quando ficamos sem dormir, é comum sentir sonolência no decorrer do dia seguinte, então, tem o agravante de que o paciente fica mais desatento, em que é comum a perda de memória recente.

Baixa libido

Estudos mostram que a insônia afeta o desempenho sexual. Tudo isso porque o sono regulado contribui para o desejo sexual do indivíduo.

Pesquisas recentes mostraram que a privação de sono e a insônia podem interferir na vida sexual de homens e mulheres, sendo que: os homens que dormem mal têm três vezes mais chance de apresentar disfunção erétil.

As mulheres também são impactadas com as disfunções sexuais relacionadas às alterações hormonais causadas pela má qualidade do sono.

Diabetes

Você pode estar se perguntando o que tem a ver a relação entre o sono e o açúcar presente no sangue, portanto, vamos explicar!

Pesquisas identificaram que pessoas que dormem mal têm grandes chances de desenvolver o diabetes tipo 2.

Pessoas que sofrem com insônia tendem a ficar mais estressadas e ter alterações de humor, esse nervosismo aumenta a resistência periférica da insulina, ou seja, aumenta resistência do organismo à insulina.

Além destas revelações, os pesquisadores calcularam que o déficit de sono diário implica em, aproximadamente, 39% maior risco de resistência insulínica.

Após 3 noites de sono com duração de apenas 4 horas por noite, o nível de ácidos graxos (um tipo de lipídio que funciona como um “combustível” para as células, como uma das principais fontes de energia junto com a glicose e proteínas) permanecem elevados no sangue, quando o adequado é atingir a um pico noturno seguido da redução gradual durante o sono.

Quando aumentado nível de ácidos graxos entre 4 e 9 horas da manhã ocorre uma redução periférica à insulina e, consequentemente, favorece o desenvolvimento de resistência insulínica a longo prazo – significando maior risco de diabetes mellitus tipo 2.

A insônia aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Pesquisas revelam que a privação do sono aumentam os riscos de doenças cardiovasculares.

Os resultados dos estudos indicaram que a insônia é capaz de causar hipertensão arterial em indivíduos de meia idade que sofrem com esse distúrbio do sono.

Além disso, a insônia é associada com aumento da ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, glândula responsável por exercer um papel fundamental na produção de cortisol (hormônio responsável por nosso ciclo circadiano e pelo controle do estresse) no organismo humano.

Vários estudos também relaciona a insônia a incidência de doenças cardiovasculares.

Recentemente, estudos feitos pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, foi descoberto que pessoas com insônia tiveram risco aumentado de 45% de desenvolver ou morrer de doença cardiovascular durante seguimento de 3 a 20 anos.

A duração do sono curto aumenta a pressão arterial média de 24 horas, que ao longo do tempo pode levar a adaptações estruturais, redefinindo todo o sistema cardiovascular para operar em adaptação à pressão arterial elevada.

Como se prevenir dos riscos causados pela insônia?

Como podemos ver, os riscos que insônia causa a um indivíduo são graves e podem levar a óbito.

Mesmo quando aguda (com duração de dias a semanas), a insônia é capaz de resultar consequências que podem prejudicar suas atividades diárias.

Quando intermitente (ocorre de tempos em tempos, sem motivos aparentes) e crônica (com duração de meses), o indivíduo se expõe aos riscos mais graves causados pela insônia.

Existem boas práticas a serem levadas adiante, como a higiene do sono, que consiste em atividades diárias com objetivo de reeducar o indivíduo a aderir uma nova rotina.

O ideal é que você procure por um especialista em Medicina do Sono e converse sobre seu quadro de insônia, assim, será direcionado tratamento mais adequado para você.

Você sabia que pode conversar com o Dr. Marcelo Leão no Instagram? Acesse seu perfil em @omedicodosono. Lá, você pode enviar perguntas e acompanhar muitos conteúdos sobre insônia e medicina do sono.

Compartilhar:

ARTIGOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


AGENDE UMA CONSULTA

Atendimento em horários diferenciados.
2ª a 6ª feira - 09h às 21h / Sábado - 10h às 14h

Estacionamento com manobrista
A 200m da Avenida Paulista.
A 500m do Metro Trianon
A 100m do Hospital Sírio Libanês.

Endereço: Centro Médico Peixoto Gomide
R. Peixoto Gomide, 515, conjunto 75
CEP 01409-001. São Paulo-SP
Tel:(11) 2507-5896 / 3774-5896