Os sonhos afetam o quanto você dorme?

Não importa se você lembra ou não, os sonhos são uma parte normal do sono. Agora, vamos explicar como eles influenciam em sua noite do sono.
Compartilhar:

Afinal, os sonhos afetam o quanto você dorme?

Segundo pesquisadores, o sono não é uma função do organismo – como a digestão, por exemplo – mas um estado alterado da consciência com inúmeras funções, que estão relacionadas à conservação de energia do indivíduo. 

Todos sonham cerca de duas horas por noite, e os sonhos podem ocorrer durante qualquer estágio do sono, embora sejam mais vívidos durante a fase REM (Rapid Eye Movement). 

Se você já acordou de um sonho feliz sentindo-se relaxado e descansado – ou tido algum sonho assustador -, você deve ter se perguntado se o conteúdo dos seus sonhos podem fazer a diferença na sua qualidade geral de sono.

Vamos falar realmente está acontecendo:

Sonhos assustadores permanecem no próximo dia

Os sonhos podem ser positivos ou negativos, e não há dúvida de que os pesadelos têm ramificações que perduram mesmo depois de você acordar.

Sabemos que voltar a dormir depois de acordar de um pesadelo é difícil, e essas imagens assustadoras podem afetar seu humor e comportamento no dia seguinte, causando o equivalente a uma ressaca dos sonhos ruins.

Os sonhos não mudam a estrutura do sono

Apesar de parecer, no entanto, sonhos perturbadores nem sempre têm um efeito significativo na arquitetura do seu sono.

Isso significa que eles não mudarão quanto tempo você gasta nos diferentes estágios do sono ou no número de vezes que você acorda. 

Os sonhos podem afetar em quanto tempo leva para adormecer à noite e como é difícil para o seu corpo alternar entre os estágios não-REM e REM do sono, o que pode deixá-lo menos descansado.

O bom sono é igual a sonhos felizes?

A relação entre a qualidade do sonho e a qualidade do sono pode ser comparada ao antigo cenário do ovo e da galinha: ninguém sabe ao certo o que vem primeiro. 

Pesquisas mostram que bons dormentes descrevem seus sonhos como sendo mais agradáveis ​​e alegres, enquanto pessoas que sofrem de insônia tendem a ter menos emoções positivas associadas a seus sonhos.

Entretanto, não está claro se um sonho feliz ou triste significa que você dormirá melhor.

Sonhos refletem a realidade

O conteúdo do sonho geralmente se relaciona com o que está acontecendo em sua vida.

Se você está com pouco estresse e muita satisfação no dia-a-dia, pode ter mais sonhos positivos. 

Por outro lado, se você está deprimido ou ansioso durante o dia, pode ter mais sonhos desagradáveis ​​e comprometer a qualidade do sono à noite.

A boa notícia é que, embora você não consiga controlar seus sonhos diretamente, pode trabalhar para melhorar seu estado mental durante o dia. 

Isso, por sua vez, pode ajudar a melhorar a qualidade de seus sonhos. Neste caso, os sonhos não estão relacionados diretamente à qualidade do seu sono.

Caso você sofra com excesso de sonhos e sente que isto está prejudicando sua vida, procure um médico especialista em distúrbios do sono. Assim, ao fazer uma profunda investigação sobre o seu caso, o médico irá te indicar o tratamento mais adequado. 

Compartilhar:

ARTIGOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


AGENDE UMA CONSULTA

Atendimento em horários diferenciados.
2ª a 6ª feira - 09h às 21h / Sábado - 10h às 14h

Estacionamento com manobrista
A 200m da Avenida Paulista.
A 500m do Metro Trianon
A 100m do Hospital Sírio Libanês.

Endereço: Centro Médico Peixoto Gomide
R. Peixoto Gomide, 515, conjunto 75
CEP 01409-001. São Paulo-SP
Tel:(11) 2507-5896 / 3774-5896